quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Entrevista

Entrevista com Marlucia Mendes da Rocha, professora do curso.

Em que circunstâncias se deu a fundação do curso?


MM- Tinha muita gente envolvida na proposta de criação do curso, era uma demanda da região.Então o prof. Marcos Palácios da UFBA fez a proposta geral do curso. No corpo docente estava eu, Eduardo Massami, Otávio Nascimento, Carlos Eugênio...no começo tínhamos aula de fotografia mas não tínhamos câmera, as aulas de vídeo eram feitas com o professor simulando uma câmera com um braço,era bem engraçado(risos),as câmeras de fotografia eram feitas de leite ninh.Era difícil mas éramos todos empenhados. Nosso curso teve a maior nota do ENADE e é reconhecido como o melhor curso de rádio e TV do país. Eu tinha, acho eu , mais livros e vídeos de comunicação que a biblioteca,então os alunos viviam pesquisando lá em casa. Não tínhamos distinção entre os professores substitutos e professores regulares, todos “carregávamos o piano”.

Qual foi a recepção do curso na região?

MM- A minha vinda pra região, foi uma ameaça em vários sentidos porque havia jornalistas que tinham a prática mas não a formação...então eles se sentiam ameaçados, eu era achincalhada nos jornais : “a forasteira que não conhecia a região, nos fazendo aceitar uma curso de comunicação goela a baixo”.Então eu marquei uma reunião com os jornalistas da região e pedi a colaboração deles... e a partir daí as portas se abriram,tivemos a importante colaboração de Ramiro Aquino e hoje temos uma parceria bacana com o sindicato de radialistas.

Qual é a atual situação do curso?

MM- Hoje estamos numa posição mais cômoda, com alguns projetos como o RadioCom e a TV UESC... há todo um empenho da universidade e dos professores na realização desses projetos.Hoje nossos alunos ocupam uma posição de destaque não só na região,mas em todo o país, alunos publicando trabalho no INTERCOM e sendo premiados, outros que coordenam outros cursos de comunicação...isso é muito gratificante.

Sobre as semanas de comunicação anteriores...

MM – A primeira semana de Comunicação foi em 2003,sempre contamos com participações muito importantes,nomes como Marcos Paulo (diretor de teledramaturgia),Arlete Salles(atriz e locutora),João Emanuel Carneiro (autor e roteirista)...A temática da semana é debatida no colegiado.

Entrevista realizada no dia 16 de Novembro, pelos alunos do 1 semestre: Karine Santos, Íris Guimarães, Thais Soares, Ana Cecília e Diego Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário